terça-feira, 27 de julho de 2010

D&D 4.5 ou 3.95?

Não é preciso ser vidente para adivinhar que a Wizards of the Coast tra(i)ria algo de novo... Ou nem tanto.

Além desta notícia aqui dos Paragons que não serão mais publicados os três livros básicos do D&D 4.0 em mídia física, i. é, livros impressos e será lançada a série Essentials a partir do dia 7 de setembro próximo. Eu já tinha lido rumores sobre isso na RPGA, mas não esperava que isso se concretizasse.

E o que são os Essentials?
Basicamente uma série de livros que deverão servir de introdução/conversão aos novos jogadores e veteranos do 3.0 e 3.5, respectivamente. Me lembra muito o First Adventure da época do AD&D, quando tentaram atualizar o "Mundo Conhecido" do D&D 1ª edição para ser usado como porta de entrada aos novos jogadores.
O fato é que muitos jogadores não gostaram da 4ª edição e a WotC agora tenta remediar isso com o Essentials. 

Vai dar certo?
Sinceramente não sei, mas que isso cheira a uma preparação de terreno para uma 4.5 ou mesmo 5ª edição do D&D. Isso já foi um assunto debatido com amigos de outros blogs de RPG e se uma nova edição realmente se concretizar, não surpreenderá muita gente, se é que isso é possível.

Reações possíveis do meu grupo de RPG.

Se você sabe ler inglês, leia mais sobre o Essentials no Icosahedrophilia. Não vou traduzir porque D&D começou a se tornar cansativo de tantas versões.

Não é exatamente uma notícia legal agora que estou retornando ao blog, mas é bom informar sobre os malabarismos do mercado RPGista lá fora, pois podemos ficar novamente sem alguns materiais ótimos por aqui, como o que aconteceu com o Fiend Folio do D&D 3.0.

Até a próxima!

Ps.: A imagem foi uma homenagem à série de animação francesa Wakfu. Não gosto muito de MMOs, mas essa série me fez tirar o chapéu por tudo que ela mostrou na 1ª temporada.

Nenhum comentário: