terça-feira, 13 de abril de 2010

Personagens de mecha, parte 1

É um título estranho, eu admito. Mas este artigo, e outros a seguir, tratam de um tema que pelo menos aqui na região não costuma ser muito tratado. Conheço gente que gosta de séries que apresentam algum elemento mecânico, sejam como veículos (transformáveis ou não), cientistas/engenheiros que constroem/reparam, ou mesmo os próprios personagens.

Como este é o primeiro sobre personagens de mecha, achei melhor separar os tipos de personagens em grupos por papel/atitude. Ah, lembrando que estes tipos de personagens não se limitam ao gênero mecha, mas sua presença é marcante neste gênero.

E os primeiros nesta série são…

Os personagens “Sangue Quente”

queens-and-king-of-m  Queens of /m/ – Kings of /m/ por spikewible

São personagens que pode se esperar tudo, exceto bom senso. Movidos pela coragem, pela audácia, por paixão, pelo que acham ser o correto ou mesmo pela mais pura falta de senso de ridículo. Apesar de seus defeitos, são os que levam um grupo a seguir adiante, mesmo após a sua morte. E às vezes nem isso os detêm, alguns conseguem “melhorar”.

A imagem acima possui bons exemplos; se você acompanha animes/jogos recentes de robôs e associados, deve reconhecer ao menos alguém. E uma ajuda aos perdidos, ignore se você já sabe quem é quem (selecione o texto para ver):

Os reis: Kabuto Kouji (Mazinger Z), Jin Saotome (Cyberbots), Gai Shishiou (GaoGaiGar), Kamina (Tengen Toppa Gurren Lagann), Todoroki Junpei (Tech Romancer), Folka Albark (Super Robot Wars OG), Sanger Zonvolt (Super Robot Wars OG), Kasshu Domon (G Gundam) e Ryoma Nagare (Getter Robo). Um pouco atrás estão Boota e (o velho) Simon de Tengen Toppa Gurren Lagann.

As rainhas: Ibis Douglas (Super Robot Wars OG), Adiane (Tengen Toppa Gurren Lagann), Kallen Stadtfeld/Kouzuki (Code Geass), Nono (Diebuster), Aoi Hidaka (Dancouga Nova), Shizuru Fujimura (Godannar), Subaru Nakajima (Mahou Shoujo Lyrical Nanoha StrikerS), Renais Cardiff Shishiou (GaoGaiGar), Noriko Takaya (Gunbuster), Allenby Beardsley (G Gundam) e Cutie Honey (Cutie Honey). E o Leeron (Tengen Toppa Gurren Lagann) como o peru de fora.

Para os que viram o texto acima, a listagem começa em um dos personagens à esquerda e segue no sentido horário.

Agora que já passaram os exemplos, como é que se monta um personagem desses?

Primeiro, esqueça o esquema de protagonista burro e indeciso que é típico em quase todos os gêneros de anime; o personagem sangue quente pode até não ter muito conhecimento (e normalmente não tem), mas compensa com iniciativa própria, muita força de vontade e ânimo que mais parece infinito.

Segundo, personagem sangue quente é antes de mais nada, um estado de espírito do personagem; tomando TTGL (Tengen Toppa Gurren Lagann) como exemplo, um personagem pode sim perder seu status de sangue quente. Com a passagem do tempo e experiência, isso pode acontecer. Mas na maioria dos casos, nem a idade é capaz de diminuir o fogo que arde no peito desse personagem.

Nos sistemas de RPG, esse tipo de personagem é mais uma questão de interpretação do que de regras. Dos que joguei, o BESM foi o mais se aproximou em ajudar a colocar esse conceito em jogo com sucesso.

Se alguém tiver algo mais a incluir, pode ir comentando!

E inclusive preciso decidir entre os próximos a aparecer: Estóico, Estrategista ou outro.

Até a próxima!

Technorati Marcas: ,

Nenhum comentário: