terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Um Mundo de Aventuras: parte 8 – Gigantes

Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Agora é a vez dos gigantes. Estão presentes na grande maioria das lendas pelo mundo, mas não encontrei referências aos gigantes no folclore brasileiro. Mesmo assim e como muita coisa “genuinamente brasileira” é na verdade importada. A referência mais próxima de gigantes nas Américas que encontrei está no Popol Vuh, o texto (ou melhor, parte dele) com os mitos de criação dos maias.

fbad

Mas o ponto aqui é sobre o mundo de campanha da Terra Nova. A maioria dos seus povos gigantes não é nativa do continente. Quando os humanos e elfos vieram do Velho Continente, trouxeram consigo alguns dos povos gigantes consigo. Mas nem todos; alguns conseguiram chegar por conta própria, pois dominavam o conhecimento necessário para viajar.

Deste os que fizeram da Terra Nova a sua terra, estão:

  • Minotauros: Estes chegaram por conta própria, pois sua presença não era bem vinda no Velho Continente. Sua reputação de canibais e violentos ao extremo os restringiu às nações insulares do continente; mesmo que nem todos sejam canibais, o pavio curto deles é comum demais para o gosto de qualquer outro povo.
  • Ogros: São conhecidos como sendo o tipo de gigante mais estúpido, e o ambiente da Terra Nova não foi clemente. Após um período vagando pela região leste do continente, os ogros se concentraram na região mais ao sul, com clima mais ameno.
  • Trolls: Divididos entre Trolls das Rochas, de pele acinzentada e Trolls degenerados, totalmente esverdeados. São um povo dividido entre estes dois grupos, que não se dão bem na melhor das hipóteses, ou vivem em guerra total, na pior. Os primeiros preferem regiões montanhosas para viver e os últimos, pantanosas. Apenas suas preferências de moradia faz com que evitem que entrem em combate constantemente.

Pensando bem, não me concentrei muito em definir esse pessoal. É difícil ver algum jogador fazer um personagem como esses, já que dou preferência a personagens iniciais com pontuação mais baixa/nível mais baixo. E porque estou meio sem idéias para artigos sobre o mundo de campanha que constantemente desenvolvo, ainda mais em áreas que nem cheguei a rascunhar direito.

Bem, até a próxima, que deve ser ou mais sobre os nomes ou criação de mundo.

Nenhum comentário: