quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Como escolher nomes de personagens para RPG: parte 3 ½

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Um detalhe que esqueci no artigo anterior são os nomes para mulheres do povo anão.


Os Eddas, até onde li, não especifica nomes para elas e fica implícito que usam o mesmo padrão de nomes que eles. O fato de virtualmente não haver diferença aparente entre os sexos nas lendas nórdicas não ajuda em nada. Então, se o(a) jogador(a) prefere precisão, vai escolher os nomes clássicos.

Mas como não é o caso da maioria, escolher nomes que soem femininos é a escolha normal. Se for para manter alguma semelhança aos Eddas, os nomes islandeses são os mais próprios, já que a língua local possui poucas diferenças da época que o futhark era uma língua viva.

Normalmente utilizo uma idéia levemente alterada que uso para os elfos jovens ao planejar nomes para anãs. Uso nomes que já caíram em desuso, altero a gosto, mas não alterando demais para que anida façam sentido. Exemplos seriam:

  • Áine, do gaélico, que significa “radiância”.
  • Brianna, do irlandês, que significa “nobre do monte”.
  • Naida, do croata, possivelmente significa “esperança”
  • Verena, do alemão, possivelmente vindo do latim verus “verdadeiro”.
A escolha de nomes que faço não é muito diferente dos que acontece com os anões, mas a ênfase fica mais para características de comportamento ou que são herdadas de seus pais. Mas uma coisa que reparei é que os nomes que escolho: sempre tem um “a” em algum lugar no nome. Isso se tornou um costume sem eu saber, assim como a ausência desta letra nos nomes dos anões, que costumam ter “i” e “o”, às vezes como única vogal no nome, ao contrário das anãs, sempre cheias de vogais.

Isso deve fechar o artigo sobre nomes de anões. Até a próxima!

3 comentários:

Zampier disse...

Muito Interessante seu Blog... Gostei bastante

Zampier disse...

Ta ai algo bastante dificil de se ver até mesmo em mesas de rpg...uma Anã!

Hayashi disse...

De fato, é raro encontrar quem jogue com uma.